Nasceram em Cardiff, em 1978. Lançaram o seu único álbum, “Colossal Youth”, em 1980. Atuaram em Portugal em 2008 e voltaram em 2012, mas declararam-se definitivamente extintos em 2016. O colossal disco de estreia regressa agora, 40 anos depois, num par de edições digno de grande destaque. Como a sua música.

Young Marble Giants

O primeira (curta) vida do trio de quatro elementos

Originalidade e simplicidade, quase só contemplativa, definem o som dos Young Marble Giants. O grupo formou-se em Cardiff, no País de Gales, em 1978. Pode dizer-se que era um trio constituído pelos irmãos Philipe Moxham (no baixo) e Stuart Moxham (na guitarra rítmica e órgão elétrico), com a vocalista Alison Statton (que era também a namorada do primeiro). No entanto, não ficaria mal no retrato coletivo um quarto elemento, o primo Peter Joyce, especialista em engenharia eletrónica. É que os sons sintéticos de bateria, tão presentes na inconfundível música dos Young Marble Giants, foram originalmente criados e gravados por esse elemento quase invisível, mas com uma influência constante na sonoridade tão característica do grupo.

A banda teve um único álbum completo, “Colossal Youth”, estreado em 1980 na londrina Rough Trade Records. A capa, com uma foto do trio a preto e branco, foi inspirada no long play “With The Beatles”, da mais famosa das bandas britânicas. Mas as suas influências musicais eram muito diferentes: passavam por The Velvet Underground, Can, Kraftwerk, pelos Roxy Music do período com Brian Eno, Devo e outras, também pouco convencionais. Apesar disso, puderam apresentar ao vivo, em vários países europeus, nos Estados Unidos da América e também no Canadá, a sua música melancólica, despida e quase crua, atuando como banda de suporte do grupo de música experimental e industrial Cabaret Voltaire. Mas a singularidade reflexiva e minimalista da sua música extremamente suave e aparentemente frágil, ao contrário do que era a norma nas bandas punk, new wave ou pop da altura, não os beneficiou tão prontamente quando mereceriam e talvez esperassem. Tanto assim que ainda o álbum de estreia não tinha saído e já os elementos da banda tinham decidido pôr fim à atividade dos Young Marble Giants, para dar prioridade às suas vidas pessoais e profissionais.

The Gist e os Weekend, como extensões dos YMG

No entanto, o guitarrista Stuart Moxham e o seu irmão Philip Moxham formam o duo The Gist, que conhece o êxito maior na canção “Love At First Sight”, incluída no álbum de 1982, “Embrace The Herd”. O sucesso desse tema foi tal, que o músico francês Étienne Daho decidiu fazer uma versão que apresentou quatro anos depois, dando-lhe o título “Paris, Le Flore”. Por seu lado, a vocalista Alison Statton formou o grupo Weekend. Com ela estavam nesse projeto Alun Mark Williams (mais conhecido como Spike), Simon Emmerson (que depois integraria os Working Week), vários músicos de jazz como Larry Stabbins, Harry Beckett e Keith Tippett, para além do seu original companheiro, o baixista Philip Moxham. Apesar do regresso às suas vidas pessoais e profissionais, a música continuou presente ao longo dos anos nestes projetos e noutros, que depois se iriam concretizando.

Coexistem assim, nesse tempo, um par de derivações dos Young Marble Giants, que se juntam em 1983 num mesmo disco, cristalino, fresco e em tudo atrativo, de título “Nipped In The Bud”. O lado A do vinil apresentava nove temas iniciais dos YMG e fechava com um tema assinado por The Gist; o lado B fazia a ligação com mais dois temas do dois irmãos e terminava com seis peças assinadas pelos Weekend, da vocalista Alison Statton com os seus músicos. Esta excecional antologia, lançada também pela britânica Rough Trade e, em Portugal, pela portuguesa Fundação Atlântica pretenderia servir de ponte entre um passado e aquele presente, dando a machadada final no projeto do trio? Talvez, ainda que o futuro não viesse a ser exatamente esse!…

Um grupo familiar admirado e absorvido por outros grupos

Assinale-se, para começar, que nos anos seguintes vários outros músicos fizeram adaptações da sua música: por exemplo, em 1994 “Credit In The Straight World” foi convertida pelos Hole; em 1995, “The Man Amplifier” foi versionada por The Magnetic Fields; ou “Final Day” pelos Galaxie 500, em 1996, e também pelos Belle & Sebastian, em 2003. Parece estranho que um pequeno grupo post-punk de tão pouca obra e visibilidade tenha sido admirado e absorvido na música de outros grupos, ao longo dos anos, como terá acontecido mais notoriamente ainda com The Style Council, os Everything But The Girl, Stereolab e os mais recentes The xx.

Mas a verdade é que ao longo dos anos, em momentos especiais e particularmente significativos, os Young Marble Giants voltaram a reunir-se casualmente para responder a convites e se apresentarem ao vivo aos seus admiradores. Como aconteceu em 2008, em Portugal, atuando no Porto (Casa da Música) e em apenas duas cidades espanholas (Vigo e Barcelona). Ou em 2012, em Vila do Conde (Teatro Municipal). Na época, segundo declarações por telefone à agência noticiosa Lusa, Stuart Moxham disse que os Young Marble Giants não tocavam ao vivo com muita frequência. Justificou: “Temos filhos e empregos e temos de aproveitar as férias de todos para fazer pequenas digressões. Vamos a Espanha e Portugal de férias.” E revelou: “Temos um novo membro no grupo, na bateria, que é o meu irmão Andrew”, acrescentando que os YMG são uma “banda de família”, constituída por gente que se conhece “muito bem”.

O final dos YMG e as esculturas sonoras que permanecem

Mas a 7 de junho de 2016, Stuart Moxham escreveu na página oficial do grupo, no Facebook: “YMG are no more.” Era o final anunciado dos Young Marble Giantskaput, a banda já não existe! A última atuação, em Londres, no Royal Festival Hall, em agosto do ano anterior, tinha sido o final feliz e apreciado tanto pelo público como pela banda. “No more gig requests, please”, sublinhava!

Agora o tempo é de olhar para trás, no que diz respeito a estes Jovens Gigantes de Mármore. E para isso, a revolucionária obra de arte que é “Colossal Youth” foi reeditada a assinalar os 40 anos do seu primeiro lançamento. Numa edição revista e aumentada, muito luxuosa e arrebatadora, a Domino Records apresenta duas opções desta 40th Anniversary Edition: (a primeira) em LP duplo ‒ ou numa edição exclusiva em duplo vinil transparente, que inclui um livreto A4 de 28 páginas com as letras das canções e os belos desenhos de Wendy Smith, ‒ apresentando todos os temas do álbum original, assim como canções de “Salad Days”, da compilação “Is The War Over?”, do single “Final Day” e do “Testcard EP”, num total de 29 temas, assim como um DVD do seu último concerto nos EUA, em 1980, no nightclub Hurrah, de Nova Iorque, para além de um código para descarregar a música dos discos em formatos MP3 e WAV; (a segunda) em luxuoso CD duplo, com livreto de 16 páginas, apresentando todas as canções incluídas no vinil e no DVD atrás referidos.

Para além desta edição luxuosa e atual, estão ainda disponíveis mais duas versões de “Colossal Youth”, lançadas em 2007, também pela Domino: (uma) em LP simples, apenas com os 15 temas originais do álbum; (outra) em CD duplo, com os temas originais do álbum e uma longa coleção de extras retirados do “Testcard EP”, do single “Final Day” e das compilações “Is The War Over?” e “Salad Days”, num extenso total de 41 temas.

Como dizia Stuart Moxham sobre os Young Marble Giants, numa recente entrevista à revista American Songwriter, “indo contra tudo o que as pessoas queriam, nós corríamos mesmo um risco enorme. No entanto, o público comprovou que estávamos certos. A sua resposta foi fantástica.”

As esculturas sonoras dos jovens gigantes de mármore permanecem, como se o tempo não tivesse passado por elas. Talvez sobrevivam assim, muitos mais anos, para a eternidade, como se elas fossem verdadeiras esculturas de mármore.

Texto CC BY 4.0 // Luís Freixo
Imagem CC BY-SA 4.0 // Jos Van Vliet

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